quinta-feira, 22 de março de 2012

Visão da logística atual


No cenário atual, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas.
O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e
fortemente competitivo. Portanto, elas estão buscando a diferenciação e o
estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Para
alcançar esses objetivos, cada uma tenta encontrar o seu próprio caminho; porém,
entre muitas delas, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da
logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de
materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os
produtos de uma origem a um destino.
A globalização, a mudança no comportamento dos consumidores, a
redução do ciclo de vida dos produtos e o enfraquecimento das marcas exigem que
as organizações adquiram e desenvolvam novas competências para conquistar e
manter clientes. Ampliam-se as dimensões da competitividade, a qual deixa de ser
regional para ser global. A concorrência passa a acontecer entre cadeias produtivas
e não mais entre empresas isoladas. Nesse contexto, as vantagens e diferenciais
competitivos são cada vez mais efêmeros. Rapidez e flexibilidade deixam de ser
apenas um discurso e tornam-se obrigatórias.

3 comentários:

  1. Parabéns pela criação do blog.

    O objetivo do primeiro bimestre foi parcialmente atingido pela equipe. Verifiquem na ATPS o que era solicitado: Linha do tempo de um modal e vantagens e desvantagens de todos eles separadamente.

    Abraços.
    Profa. Elizete

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Super de acordo com o que aprendemos em sala de aula, muito coerente.

    ResponderExcluir